Setembro Amarelo




 Luci Afonso


Olhe para mim. Sou o ipê-amarelo. Renasço todo ano no mês de setembro. As pessoas aguardam minha chegada para aliviar a saudade da chuva e outras dores da alma. Quanto mais forte a seca, mais belas são minhas flores. Minhas raízes se agarram ao solo, esperando o momento de brotar. A terra não me dá o alimento de que preciso, e o sol queima meu tronco ressequido, quase matando a seiva que sobrevive em mim. Mas não posso morrer. Trago esperança aos homens. Na minha beleza, eles reencontram a razão de viver.  Na minha força, redescobrem a sua força. Na minha luta pela vida, retomam a sua luta pela vida.

Primeiro, nascem as folhas. Depois, rebento em botões que daí a pouco se transformarão em flores. Cada flor é mensageira da esperança, assim como todo dia é a vitória sobre a morte. Quero viver para apaziguar o coração dos homens, para inundá-lo de beleza. Quero saciar a nossa fome de vida. 

 Olhe para mim. Sou o ipê-amarelo, renascido apesar da seca e do sol inclementes. Minha seiva também percorre as veias humanas. Estou em harmonia com o universo. O sol se reflete nas minhas flores. O vento passeia entre elas. Os pássaros descansam em minha sombra.

Você é como eu: renasce, a cada dia, da mais profunda escuridão. Aproxime-se de mim, me dê um abraço. Levante suas mãos em direção ao céu. Receba no corpo inteiro a bênção do sol.  Fique comigo para juntos celebrarmos a vida em todo o esplendor.

Setembro Amarelo: vamos juntos celebrar a vida.


Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção do suicídio e de valorização da vida, que ocorre no mês de setembro, no mundo inteiro, conduzida por diversas entidades da área de saúde mental e de outras áreas. No dia 10 deste mês, é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Em Brasília, o ipê-amarelo, símbolo da cidade e paixão unânime dos moradores da Capital, foi escolhido para representar a esperança para todos os que pensam no suicídio como maneira de dar fim ao sofrimento extremo.

A convite do Lugar de Encontro, uma das entidades que promovem a campanha Setembro Amarelo, escrevi esta crônica. 

@lugar.de.encontro

@luciafonso99


Comentários

Luci, acabo de ler seu texto, repleto da cor da esperança. Amei cada palavra! Reconheço em você a árvore corajosamente renascida na época da seca. É um milagre que decorre da vontade de viver! Da coragem de criar!

Meu abraço vegetal em suas belíssimas flores.

Alexandra Rodrigues

 

Que lindo, Luci! Me emocionei até.                                            

Milla Karolini

 

Obrigada pelo texto, Luci. Quanta lindeza!                                 

 Marcia Roth

 

Lindo, querida Luci! Vamos viver o setembro amarelo!              

Marcia Bandeira

 

Maravilhoso demais, Luci! Demais! Texto mais maravilhoso, Luci! Fiquei com vontade de fazer uma pintura ou colagem sobre! vamos ver o que sai!                                        

Patricia Meschick

 

Lindo!                                                                                            

Rebecca Abers

 

Lindo, Luci! Realmente, os ipês são um bálsamo.

Cristina Leme

 

Que lindo, Luci! Gostei dessa correlação do ipê com a campanha setembro amarelo. Como sempre, retratando a natureza humana com pinceladas de poesia. Obrigada! Bjs!

Margarida Côrtes

 

Lindo o texto do Setembro Amarelo. Amo o mês de setembro... primavera, ipês, o meu aniversário.

Rosi dos Gatos

 

Luci, que lindo texto! Parabéns! Obrigada por compartilhar.

Dra. Gabriela Graciano

 

Querida. Seu texto me emocionou bastante. Ao mesmo tempo forte, profundo e singelo. De uma delicadeza sem par! Celebrar a vida sempre! Parabéns! Beijo no coração.

Santuzza Maroclo

 

Comovente e convincente!

Dra. Maria Célia Morici Corrêa

 

Querida, que lindo!

Você gostaria de gravar o texto em áudio, para a radioletras.com ? O que acha?

Grata por compartilhar.

Gacy Simas

 

 

 




Comentários