José Miguel Wisnik na 5ª FLIPIRI




Publicado em 5 de abril de 2013


WISNIK – Músico, compositor, cantor, ensaísta, professor, autor de trilhas sonoras para cinema, teatro, dança, poeta consagrado, José Miguel Wisnik será convidado especial da 5ª FLIPIRI. Wisnik fará sua famosa aula-show no dia do encerramento da Festa Literária, 1º de junho. Ao piano, o autor de ensaios antológicos como O dom da ilusão, sobre a música de Gilberto Gil, e O Artista e o Tempo, a partir da obra 
de Chico Buarque, promete encantar a plateia com versos e conversa boa.

Professor de literatura da Universidade de São Paulo (USP) e musicólogo respeitado, Wisnik tem ainda artigos-referência sobre Guimarães Rosa, Machado de Assis e Mário de Andrade, figurando como palestrante e ensaísta nos renomados cursos e coleção organizados por Adauto Novaes, como O Olhar, Os poetas que pensaram o mundo e Os Sentidos da Paixão, série editada pela Companhia das Letras, iniciativas promovidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Fundação Nacional de Arte (Funarte).

Intelectual irrequieto, artista inventivo, Wisnik conjuga, com habilidade, o erudito e o popular, na poesia, na música, na literatura e até em sua atividade como crítico literário. Sua obra inclui vários trabalhos sobre música e literatura como “O coro dos contrários: a música em torno da semana de 22″ (1977), contemplado com o Prêmio Jabuti, na categoria Revelação de Autor; “Anos 70/Música popular”, em colaboração com Ana Maria Bahiana e Margarida Autran (1978); “O som e o sentido: uma outra história das músicas” (1989), entre outros. A obra de Wisnik oferece novas percepções sobre os horizontes da arte, cultura e tradição.

Comentários

Postar um comentário