Ler e Escrever, Alegria e Prazer






Repasso, com prazer, convite recebido dos amigos Olivia Maria Maia e Elicio Pontes:

“Ola, amigos de literatura e de outras artes e outras jornadas 

Estamos enviando a vocês o convite para o Forum "Brasilia, capital das leituras", no qual o nosso projeto "Ler e Escrever, Alegria e Prazer" será apresentado, entre outros. Gostaríamos de contar não só com a presença de vocês, mas também com a divulgação entre os alunos e outros interessados. Que você passem o convite adiante pra todos os que amam a literatura ou que precisam despertar pra ela.

Seguem anexos o convite da coordenação do forum e uma página de divulgação, com as informações básicas do nosso projeto (no qual também distrbuimos e sorteamos os livros que nos foram gentilmente doados por vários autores brasilienses - Alexandra, Luci, Cíntia, Marco Antunes, entre vários outros - e que foi um sucesso que desejamos repetir com outros públicos).

Um grande abraço.

Elicio e Olívia”




PROJETO LER E ESCREVER, ALEGRIA E PRAZER


OBJETIVOS
Desenvolver a habilidade e o prazer pela leitura e pela escrita, estimulando a criatividade e a visão crítica sobre diversas realidades.

IMPLANTAÇÃO
Abril de 2012.

AÇÕES
O Projeto Ler e Escrever, Alegria e Prazer é desenvolvido em forma de oficinas, estimulando o envolvimento dos participantes nas atividades de leitura e escrita, trabalhando também outros fatores implícitos, como valores, fraternidade, solidariedade, respeito às diferenças, elevação de autoestima e cidadania. A metodologia se fundamenta no princípio do aprender fazendo, exercício da leitura e da escrita, discussão, correção e aperfeiçoamento em constante interação com os orientadores das oficinas e idealizadores do projeto.

RESULTADOS
Ao final do semestre, foi promovido um Desafio-Concurso, no qual os participantes (estudantes das comunidades do Varjão e do Paranoá, com idade entre 14 e 16 anos) produziram contos, que foram avaliados por quatro jurados. Os contos foram apresentados num Sarau Literário, em que os participantes receberam certificados e premiação. Também foram lidos textos produzidos durante as oficinas.

BIOGRAFIA RESUMIDA DOS RESPONSÁVEIS

Olivia Maria Maia – Contista e cronista, formada em Sociologia pela Universidade de Brasília. É Licenciada em Psicologia. Formada em Psicologia Clínica pelo Uniceub. Tem especialização em abordagem Junguiana, e MBA em Recursos Humanos pela USP. Sua estreia na literatura foi com o livro de contos e crônicas Em rio que menino nada raia não ferra, 2010. Participa do Núcleo de Literatura da Câmara dos Deputados, e se apresenta em saraus literários realizados na cidade.

Elicio Pontes – Poeta, formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Educação pela University of Southern California, EUA, e doutor em Educação pela Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha. Professor da UnB de 1971 a 2010, nas áreas de tecnologias e educação a distância. Publicou três livros de poesia: Corpos Terrestres, corpos
celestes (2001), Os olhos do tempo (2009) e Metade de mim é verso (2011). Tem poema publicado na Antologia do Primeiro Concurso de Poesia da Revista Literária (Scortecci, 2011).



Contatos
Olivia Maria Maia    voufeliz@gmail.com          fone: (61) 9693-7171
Elicio Pontes           ebpontes@gmail.com       fone: (61) 9559-9647

Convite


Esperamos você para conhecer novos projetos literários no VI Fórum “Brasília, capital das leituras”, na Biblioteca Nacional de Brasília, no dia 03 de outubro de 2012, de 9 às 12 h, como parte do 1º FESTFAC/Secretaria de  Cultura.                                
  Dinorá Couto Cançado
                                  Coordenadora do Fórum                                  
Confira a programação na internet www.festfac.net e curta a página do FESTFAC no Facebook www.facebook.com/festfac.
Apoio: BBDN/SEE/SEC 


Comentários