Começa com f


Luci Afonso

Nas últimas semanas uma questão vernácula me ocupou o pensamento: a combinação do adjetivo que dá qualidade a coisas macias ou bonitinhas com o substantivo que designa aquele animal com pele lisa e escorregadia, dizimado sem piedade por caçadores no Polo Norte.
Quando uma palavra me chama a atenção, costumo pesquisar etimologia, significado e sinônimos, para não empregá-la levianamente. Sempre aprendo muito.
O Aurélio, por exemplo, explica que se trata de um vocábulo expressivo (se o professor aparecer, vou perguntar o que é isto) e que significa mexerico, intriga, bisbilhotice. O Houaiss relaciona vinte e um sinônimos e apenas um antônimo: discrição, ao qual eu acrescentaria “confiabilidade”.  
Na Internet, descubro que é prática inerente ao ser humano e que se manifesta desde o tempo das cavernas. Evoluiu muito desde os grunhidos, ganhando impulso com a invenção da escrita e, mais recentemente, do correio eletrônico. Afinal, nada mais cômodo que o e-mail, com cópia oculta, confirmação de leitura e arquivamento em pasta pública. Nada mais discreto. Nada mais confiável. Nada mais elegante.
Erroneamente associada ao gênero feminino, a fofoca é devastadora quando feita por indivíduos de outro sexo. Vira fofocagem, fofocada. Parafraseando um amigo recentemente falecido, “é fofoca tudo aquilo que for manchete na alma do fofoqueiro”.  As comadres que se cuidem.
Tenho outras considerações a fazer, mas preciso ir ao banheiro. Voltarei assim que passar a náusea.





Comentários

  1. E eu aqui, pensando em quem teria sido o causador da sua... ida ao banheiro com náuseas! Com certeza, alguém que não vale a pena, mesmo que aparentemente pareça que valha! Ah!, por favor, não esqueça de dar uma beeela descarga, sim? E, no dia em que se achar apta a deixar de ser tão elegante, manda, sem cerimônia, essa pessoa fofoqueira À MERDA! Beijossssss (deixa que eu mando por você, por enquanto!).

    ResponderExcluir
  2. Estou rindo aqui do comentário acima,eu que me preocupei com sua saúde. Ainda bem que essa náusea é totalmente curável.

    ResponderExcluir
  3. Ai... "captei vossas mensagens"! Se a Cinthia precisar de uma ajudazinha, pode contar!
    Menina, aperte bem o botão da privada e deixe ir tuuudooooooo.
    Que bom Angela a gente ver a cura no fim do tunel... ou no fundo da privada...

    ResponderExcluir
  4. Luci, tem um "babado diferente... não sei se sai meu nome no comentário acima. Se sair delete esse aqui por favor.

    Olivia Maia

    ResponderExcluir

Postar um comentário