Quinta Crônica nº 10

Arte: Márcia Bandeira
   
     O Projeto Quinta Crônica, aprovado no Edital de Cultura 2010 do Sindilegis, com o apoio do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares e da TV Câmara, recebe os escritores Jean Wyllys, Olivia Maria Maia e o cantor e compositor Alex Souza.
      Em formato de talk-show, o programa alia música e literatura e, em 2011, contempla artistas de Brasília. O ator e diretor de teatro J. Abreu, num bate-papo informal, em que a plateia também pode participar, faz a leitura dramatizada de obras dos convidados e conversa sobre carreira e processo de criação.


      Jean Wyllys, eleito Deputado Federal pelo PSOL-RJ para o mandato 2011-2015, foi professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing e Universidade Veiga de Almeida, ambas no Rio, e colunista do jornal Correio da Bahia. Tem três livros publicados: Aflitos, vencedor do prêmio Fundação Casa de Jorge Amado em 2001; Ainda me lembro, sobre o reality show Big Brother Brasil, que ganhou em 2005; e Tudo ao mesmo tempo agora, em 2009.


     Olivia Maria Maia nasceu em Rio Branco, Acre, onde passou a infância numa relação prazerosa com a terra e as águas, partes inseparáveis de sua vida. Mudou-se na década de 1970 para a Capital Federal, onde formou-se em Sociologia pela UnB, e posteriormente em Psicologia, atuando como psicoterapeuta na abordagem junguiana por mais de dez anos. Seu livro de estreia, Em rio que menino nada raia não ferra, foi lançado em 2010 em Brasília e no Acre. A obra reúne contos, crônicas, histórias e estórias que nasceram tanto das memórias acrianas, quanto das experiências vividas no cerrado brasiliense.


      Alex Souza é músico profissional e ator formado pela UnB. Gravou seu primeiro CD, Brincando de Subir, em 2007, e agora está em processo de finalização do segundo álbum. No teatro, atuou em espetáculos como Salve o Prazer, sobre a vida do compositor brasileiro Assis Valente, sob a direção de Hugo Rodas, e Os Demônios, de Fiódor Dostoiévski, com direção de Antonio Abujamra, entre outros títulos.

Serviço

Quinta Crônica
Apresentação: J. Abreu
Textos: Jean Wyllys e Olivia Maria Maia
Música: Alex Souza
30 de junho de 2011
19h
Auditório da TV Câmara
Entrada franca


Comentários