Esta primavera


Luci Afonso

Esta primavera vou ficar em casa.

Deitada no sofá, ouço o grito suicida das cigarras. Debruçada na varanda, recolho pingos frescos de chuva, os primeiros e os últimos. À noite, a lua atravessa a persiana do quarto e ilumina meu corpo, enrodilhado no lençol de quinhentos fios egípcios.

Companhia, só quero a do filho, da mãe e do gato, prolongamentos espontâneos de mim. Vozes, somente a dos fantasmas queridos, das crianças bem pequenas ou dos velhinhos solitários. Carícias, apenas a do vento que gentilmente me refresca o rosto.

Os homens não me olhem: estou feia. Os amigos não me procurem: estou ausente. Para quê encontrar pessoas? Já conheci todas que posso suportar.

Não preciso de fatos — o mundo gira sem mim. Só me interessam a folha caída na grama e o poema sussurrado pela árvore antiga.

Desvaneço nesta primavera invertida. Embrenho-me na profundidade escura da terra para implodir meu canto, até que a morte branca do ipê venha me nutrir de seiva bruta para a próxima estação.

Comentários

  1. " — o mundo gira sem mim"...
    Ledo engano! Há mundos e mundos. Os que giram sem você, não valem a pena, porque não te pertencem e você a eles também não pertence. Há, no entanto, um mundo maior, onde o espaço de cada um brilha e transcende, sem causar inveja ou desprezo, sem falsos cumprimentos. Nesse mundo real, sem corpos esculturais, sem sucesso vendido em loja, estão os que precisam das suas palavras, sempre tão feitas de alma. Você, ao vivo ou no papel, é matéria de interesse.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Estou tão ausente da tua presença. Estou tão ausente dos teus encantos. Agora estou na presença da emoção. Na presença da beleza da mulher mais linda que conheci nos últimos tempo. Das mãos mais perfunadas quando desenha palavras.
    Que texto!!!!!
    beijos

    Ps: me tocou profundamente.

    ResponderExcluir
  3. Luci,
    Gostei muito de "Esta primavera" assim como do comentário da Cinthia. Vejo que você está bem cercada.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário