Convite para exposição RELIGARE


Luci Afonso

Nascido no Rio de Janeiro e criado em Brasília, o artista plástico Marco Aurélio Tavares, o Lelo, cresceu ouvindo relatos do pai, de origem nordestina, sobre as romarias em Juazeiro do Norte, Estado do Ceará. Ao ver reportagens sobre os devotos do Padre Cícero, o artista sentiu-se atraído pela força da expressão de pessoas humildes, muitas idosas, que tinham na fé a principal razão de viver.

Em 1990, Lelo começou a acompanhar manifestações religiosas pelo sertão do Nordeste. Conheceu de perto os romeiros, compartilhando suas refeições, rezas e cantos. Tirou centenas de fotos, muitas transformadas em telas grandes, outras, em pequenos relicários. Algumas pinturas foram reproduzidas no livro-catálogo Religare, que também compõe esta exposição.

Na mostra Religare, o artista une fotografia, desenho e pintura para dar o testemunho apaixonado da profunda religiosidade do povo brasileiro, que, em meio à pobreza e ao sofrimento, encontra forças para dialogar tranquilamente com Deus. O olhar puro e a mão generosa dos romeiros nos guiam numa peregrinação íntima, religando-nos à essência divina. Ninguém atravessará intacto esses momentos translúcidos de santidade.

Religare

Fotografias e pinturas de Lelo / lançamento do livro-catálogo (prefaciado por Luci Afonso)
3 a 12 de agosto de 2010
Vernissage: 4 de agosto, quarta-feira, 17 horas

Local: Espaço do Servidor, Anexo II da Câmara dos Deputados
Realização: Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9 às 18h

Comentários

  1. Querida Luci, parabéns ao Lelo e a você. Ficou tudo,exposição e Catálogo, maravilhoso. Recomendo a aquisição do Catálago, pois a junção das pinturas com os textos é imperdível. Vale a pena!

    Vou divulgar para os meus "pares".
    beijoca

    ResponderExcluir

Postar um comentário