Escrever é...



O escrever, assim como o pintar ou o trabalhar numa atividade qualquer, pode virar uma segunda natureza. O escritor verdadeiro é aquele que converte todas as sensações e pensamentos em linguagem. O mundo lhe vem filtrado através das palavras. Affonso Romano de Sant’Anna

Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Clarice Lispector

Sou mesmo forçado a escrever? Escave dentro de si uma resposta profunda. Se for afirmativa, então construa a sua vida de acordo com esta necessidade. Rainer Maria Rilke

Por que escrevo? Simplesmente porque é da minha natureza. Só consigo mesmo é fazer brotar palavra, história e ideia. Ana Maria Machado

Se você tem um dom, a coisa mais agradecida que pode fazer em relação a ele é aceitar, cuidar disso como um operário. Adélia Prado

Escrever é difícil, sim, aquele duro corpo a corpo com a palavra, mas assim que entro no imaginário, na fantasia me sinto bem porque essa é a zona do mistério, a criação literária é um mistério. Lygia Fagundes Telles

Há mil maneiras de dizer uma coisa e só uma é perfeita. Para descobri-la, a gente pode levar a vida inteira. Fernando Sabino

O importante, no fim, é escrever com leveza. Luís Fernando Veríssimo

Quero que meus textos sejam comidos. Mais que isso: quero que eles sejam comidos com prazer. Esse é o sonho de cada escritor. Rubem Alves

Extraída de mim a leitura, que ser humano eu seria, e que ponto de partida teria para uma escrita? A leitura me precedeu abrindo portas, fornecendo respostas a perguntas que eu ainda não havia conseguido formular. Marina Colasanti

A marca dos livros que dão alegria é que se parecem com poemas: voltamos sempre a eles, para lê-los de novo. Livros que dão alegria entram no sangue. Rubem Alves

Para os poetas não existe parto sem dor. Mário Quintana

Ler e reler poesia/ é acender a luz/ que clareia o dia. Elicio Pontes

O nome das coisas mora nas palavras, circulando entre corredores de mistério e de espanto. Alexandra Rodrigues

Não há melhor fragata que um livro/ para levar-nos a terras distantes. Emily Dickinson

A melhor maneira de começar a sonhar é através dos livros. Fernando Pessoa

Minhas crônicas são fotografias. Escrevo para fazer ver. Rubem Alves

Para mim não existe diferença entre a literatura e a vida. A literatura foi o caminho que eu encontrei para enfrentar essa bela tarefa de viver. Ariano Suassuna

Escrever para mim é indagar. Escrevo para obter respostas que — eu sei — não existem. Lya Luft

Palavras são silêncios acordando para a Vida. Alexandra Rodrigues

Na vibração da voz grave/ o estremecimento/ de um terremoto suave. Elicio Pontes

Depois que uso uma palavra nova, ela me beija. Quer dizer que gostou de mim. Eu sou de bem com as palavras que uso porque elas me são. Manoel de Barros

Escrever é o meu jeito de ficar por aqui. Cada texto é uma semente. Depois que eu for, elas ficarão. Quem sabe se transformarão em árvores! Torço para que sejam ipês amarelos... Rubem Alves

Por que algumas pessoas têm necessidade de viver duas vezes? Uma vez quando vivem e outra quando escrevem? E por que esta segunda vez é mais importante que a primeira? O escritor é aquele que pode ler a noite. Marguerite Duras

É o compromisso mais avançado que eu tenho com a vida: nada me enriquece mais do que quando eu passo em revista a realidade da criação. Nélida Piñon

Escrevo para salvar a alma. Fernando Pessoa

Silêncios são palavras descansando do mundo. Alexandra Rodrigues

O mundo ao nosso redor,/ Sendo nós que o habitamos,/ Também nós o transformamos/ Com poesia e suor. Carlos Augusto Cacá


(Frases escolhidas para o estande O Servidor Escritor, em exposição no hall de entrada do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), da Câmara dos Deputados, de 27 a 30 de outubro, das 9 às 18h.)

Comentários