O cabeleireiro fiel



Luci Afonso

— O senhor está na fila do pão? - ouço atrás de mim.
Ninguém responde.
— O senhor está na fila do pão? – uma jovem morena me cutuca o ombro.
— Não, estou na dos salgadinhos - digo, virando-me na direção da voz.
— Ah, me desculpe, eu pensei...
Sinto-me o alvo de olhares curiosos na padaria cheia. Desisto dos salgadinhos e volto para casa.

— Quem é o novo morador? - pergunta o síndico ao porteiro, ao me ver entrar no prédio. Não dá tempo de ouvir a resposta.

— Nossa! Ficou... ficou... - gagueja minha mãe ao abrir a porta. Dirijo-me ao quarto, mas, no caminho, enfrento o olhar reprovador do meu filho adolescente:
— Por que você fez isso, mãe?

Tranco a porta, pego o espelho de mão e confirmo o que vira um pouco antes no salão: de costas, pareço um homem musculoso, de ombros largos, cabeça comprida e ovalada. Poderia até ser confundido com um militar, por causa da jaqueta verde. Conto até três e me olho de frente. Os seios grandes não deixam dúvida quanto ao gênero feminino, mas o cabelo quase raspado e os traços fortes de caucasiana suscitam indagações quanto à orientação sexual.

E tudo por culpa de um coiffeur raivoso.

Conhecera Xiquinho há quase vinte anos, no condomínio onde ele morava com a mãe e no qual eu passava fins de semana. Ele fazia um delicioso doce de jaca, colhida no próprio quintal, e delicadamente me levava uma porção. Ele bordava, pintava quadros e criava animais exóticos. Era também cabeleireiro.

Desde o início, ficou maravilhado com meu cabelo, segundo ele, de tonalidade e textura raras, e me convidou para ir ao salão onde trabalhava. Aceitei o convite e saí extasiada com o resultado obtido pelas mãos do artista.

Nunca mais procurei outro. Xiquinho mudava muito, mas eu conseguia o novo telefone ou endereço e ia atrás. Aos poucos, fui aparando o corte longo, sempre contrariando meu mágico capilar:
— Não faça isso, lindinha. Eu adoro seu cabelo!
— Fica mais jovem! Pode cortar - eu insistia.
Quando chegamos ao Chanel, ele pediu:
— Vamos deixar crescer, lindinha! Sinto tanta falta...
Não atendi ao seu apelo. Eu estava mais velha, ganhara peso e ouvia em toda parte que o cabelo mais curto rejuvenescia.

Finalmente, decidi radicalizar:
— Quero bem curto e repicado - pedi a Xiquinho, assim que cheguei. Ele parecia aborrecido e não fez nenhum comentário. Pegou a tesoura e começou silenciosamente o trabalho. Sentei-me de costas para o espelho, enquanto a manicure me atendia.

Daí a pouco senti um friozinho na nuca.
— Não está muito curto? - perguntei, sem obter resposta. Tentei virar a cadeira, mas ele a prendeu com o pé e continuou a cortar, agora no topo da cabeça. De repente, a tesoura parou. Xiquinho me pôs frente ao espelho:
— Está radical, lindinha, ou quer mais? - E subiu correndo as escadas, num soluço histérico.

Passei o dia no quarto, esperando que minha sobrinha trouxesse uma bandana maneira para eu usar na rua. À noitinha, o porteiro trouxe uma encomenda deixada na recepção. Dentro da caixa forrada com tecido estampado, encontrei uma tesoura, mechas de todos os tamanhos do meu cabelo e um bilhete: “Perdoe-me, lindinha. Não consigo viver sem ele”.

Xiquinho nunca mais foi visto num salão de beleza.

Comentários

  1. Que exagero! Eu vi o cabelo e está tão bonitinho! Acho que os problemas são outros:

    1. um novo estilo de cabelo faz da gente um novo estilo de mulher;
    2. qualquer desconforto da alma acaba por usar o corte de cabelo como desculpa!

    E não está parecendo homem, porque você não se parece com um homem.

    Seja feliz pensando em Joana D'Arc: guerreira, heroína, pioneira.

    Cabelo curto não é para qualquer mulher. É para uma grande mulher!

    E deixe o Xiquinho voltar...


    Beijocas

    Cinthia

    ResponderExcluir
  2. Ao ler seu texto senti a sua dor.

    A frase do cacófato acima é verdadeira. Suei e senti dores. O final do texto é genialmente impactante. Amei.

    Não brigue com o Xiquinho, o seu cabelo ficou bem e ainda proporcionou um texto fabuloso.

    ResponderExcluir
  3. Calma tia, vai crescer...se quiser, tenho uma bandana aqui do Atlético Mineiro, mas aí vão te confundir com um motoqueiro!
    Tô brincando, ótimo texto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário